A 21ª edição – entre 19 e 21 de Outubro – terá já lugar em Gaia, no Pavilhão Municipal, onde serão apresentadas as propostas para a Primavera/Verão 2008, dos mais importantes criadores e marcas portuguesas.
O protocolo agora assinado tem duração até 2010. De acordo com a ANJE, esta mudança deve-se à «necessidade do Portugal Fashion definir um período mínimo de estabilidade e de confiança na sua localização».
A organização acrescenta, no entanto, que esta mudança «não tem a ver com a falta de apoio da autarquia do Porto», mas apenas com esta necessidade de estabilidade.
O concelho de Vila Nova de Gaia foi considerado por este protocolo como um dos «exemplos de maior dinamismo e de modernização infra-estrutural em termos nacionais», sendo «uma marca líder de toda a região Norte com capacidade de atracção de investimento público e privado».
Ainda segundo o mesmo documento, «a realização do Portugal Fashion no concelho proporcionará uma oportunidade de promoção nacional e internacional de grande valia».
Com esta mudança, torna-se oficial a descentralização da moda portuguesa, já que a ModaLisboa também já havia assinado um protocolo com a Câmara Municipal de Cascais e a Junta de Turismo da Costa do Estoril para a saída de Lisboa e instalação na vila piscatória durante os próximos dois anos.
raquel.carrilho@sol.pt
Fonte